sexta-feira, 8 de maio de 2009

Fire Sticks – “Pau de Fogo”

Como o fogo é muito importante para a sobrevivência é importante termos na nossa mochila equipamento para iniciar o fogo. Um dos melhores equipamentos é o “pau de fogo”. Este equipamento é leve, á prova de água e funciona nas condições mais extremas, até mesmo com lenha húmida.

Como Fazer

É possivel compar este tipo de equipamento mas como é tao facil de fazer e normalmente os apreciadores de tecnicas de mato gostam de fazer o seu proprio equipamento deixo aqui a forma de o fazer.

O Que é que precisas:
• Cera
• Cartao/papelão canelado
• Fio/cordel orgânico
• Forma de derreter cera (a forma mais simples é colocar um tacho dentro de outro com agua, com tacho com agua esta ao lume e a cera dentro do outro tacho derrete com a agua a Ferver do outro tacho. procurem na internet como derreter cera)


Enquanto a cera está a derreter preparamos o resto dos materiais. Corta-se o cartão ou papelão canelado em tiras de 5cm de largura e 15cm de comprimento. Enrolamos os 15cm das tiras e amarramos o cordel a volta. De seguida mergulha com cuidado os rolos na cera derretida e deixe-as mergulhadas por alguns segundos para absorver bem a cera (atenção: cuidado com a será quente que se entrar em contacto com a pele pode queimar, utilize um alicate para manter os rolos submersos na cera.). Depois de mergulhar bem na cera e de agitar dentro da cera derretida para que esta penetre bem em todo o rolo retire o rolo e deixe endurecer. De seguida pode voltar a mergulhar na cera para mais uma camada, isso permite que os rolos ardam por mais tempo mais por outro lado aumenta também o peso destes.
Agora teste os seus “paus de fogo”, nunca devemos partir para uma actividade com equipamento que não testamos. Acenda um dos rolos e se ele pegou fogo com facilidade e esta a arder com uma boa chama de uma ponta a outra com uma duração de 9 minutos então tem um equipamento fiável.

Desejo as melhores aventuras!

Este artigo tem como referencia ou fonte o site www.survivaltopics.com

Sem comentários:

Enviar um comentário